Quanto tempo leva para descontar (compensar) um cheque?

Procurando saber quanto tempo demora para descontar um cheque? Os cheques hoje não são uma forma de pagamento muito popular. Por conta dos muitos calotes e fraudes, o comércio praticamente aboliu o recebimento de cheques. Quem ainda aceita, geralmente só entrega o produto ou serviço após a compensação do mesmo.

Um cheque é uma ordem de pagamento à vista, uma espécie de ordem de débito direcionada ao banco para que seja paga com fundos da conta corrente do emitente. Ele pode ainda ser nominal ou ao portador. No caso do cheque nominal, apenas aquele que foi declarado no documento pode receber o valor. Já para o cheque ao portador, pode ser descontado por qualquer pessoa de posse do cheque.

O que fazer para descontar um cheque ?

Quanto tempo demora para descontar um cheque

Existem praticamente duas formas: Se o cheque não estiver cruzado, ou seja, com aqueles dois traços paralelos na folha, o recebedor pode ir até a agência do emissor do cheque, apresentar um documento de identidade e retirar o valor.

A outra maneira (e mais segura) é fazendo o depósito em uma conta bancária. O cheque pode ser depositado tanto em conta corrente quanto em conta poupança (saiba a diferença entre conta corrente e conta poupança). Desta forma, basta aguardar o tempo de compensação e ter o dinheiro disponível na conta.


Cheques cruzados só podem ser depositados em conta e não podem ser descontados na boca do caixa. Os cheques inclusive podem ser depositados em envelopes, sem problema algum.

O que vem a ser compensar um cheque?

Compensação de cheques é o nome que se dá para o procedimento em que o banco verifica se o mesmo possui fundos. Todo o procedimento hoje é feito automaticamente.

Quanto tempo leva para compensar ou descontar um cheque?

O tempo para compensação vai depender do valor do cheque, obedecendo ao seguinte critério:

  • Cheque com valor até R$299,99: Leva dois dias úteis para serem compensados. O prazo passa a contar a partir do dia útil seguinte ao depósito;
  • Cheque com valor superior a R$300,00: Leva apenas um dia útil para ser compensado. O prazo passa a contar a partir do dia útil seguinte ao depósito.

É cobrada alguma tarifa para a compensação de cheques?

Não. De acordo com o Banco Central, nenhum banco pode cobrar por compensação de cheques.

E se o cheque for devolvido? Como devo proceder?

Caso o cheque seja devolvido, há um prazo de até sete dias úteis para que o cliente possa retirá-lo na sua agência. O cheque será sempre devolvido para a agência do cliente que depositou o cheque e não do titular do mesmo. Leia também quais são os principais motivos de devolução de cheques.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.