Será que é possível sair do Serasa e do SPC sem pagar a dívida?

Já pensou em sair do Serasa e do SPC sem pagar a dívida? Afinal, é muito comum vermos por aí diversos anúncios que prometem exatamente isso. Você se livra da dívida e ao mesmo tempo fica com o nome limpo.

Em muitos dos casos, estes “agentes” cobram uma taxa do interessado e dizem que dentro de alguns dias, o nome do cidadão estará limpo. Só que depois que o pagamento desta tal taxa é realizado, o agente simplesmente some.

Lamento informar, mas você provavelmente caiu em um golpe. Limpar o nome sem pagar a dívida é praticamente impossível.

Não é possível sair do Serasa e do SPC sem pagar a dívida!

Sempre que ver um anúncio prometendo este tipo de serviço, procure não cair em tentação. Com certeza você estará caindo em um golpe dos grandes. Não existe a menor possibilidade de limpar o nome sem que você pague sua dívida, mesmo que parcelada, para o credor.

Isso simplesmente não existe!

Como sair do Serasa e do SPC sem pagar a dívida

Mas e depois de cinco anos? Meu nome fica limpo sem que eu pague a dívida, não é verdade?

Sim, é verdade. Porém, o que acontece é que o registro da dívida sai do banco de dados da Serasa e do SPC, mas jamais do Banco Central. Ou seja, se você tentar fazer um crediário, financiamento ou cartão de crédito, por exemplo, é bem provável que este seja negado, mesmo que consiga um “nada consta” dos órgãos de proteção ao crédito.


E vamos supor que você tenha feito uma compra em uma loja de eletrodomésticos e deixou de pagar uma parcela. Passaram-se os cinco anos. A dívida prescreveu. Mas, caso tente realizar uma compra nesta mesma loja, não conseguirá. Os registros da sua inadimplência continuarão por lá.

Então, na teoria sem nome pode estar limpo, mas dificilmente conseguirá crédito.

A única maneira de sair do Serasa ou do SPC é pagando a dívida ou negociando o parcelamento com o seu credor!

Se você não tem como pagar a dívida à vista, procure o seu credor e negocie um parcelamento amigável.

Se achar os juros abusivos, procure o PROCON e a defesa do consumidor. Ao negociar e realizar o pagamento da primeira parcela do valor devido, o nome já é excluído dos cadastros negativos em até 5 dias úteis.

É claro que é necessário manter o pagamento das demais parcelas em dia, caso contrário o nome é novamente incluído no Serasa e no SPC e o acordo automaticamente cancelado.

Como saber quais são as minhas dívidas?

Hoje você pode procurar o Feirão Limpa Nome que é realizado diversas vezes por ano, em várias cidades do Brasil. Mas também é possível fazer uma consulta pela internet. No site Consumidor Positivo basta fazer um cadastro e dentro de poucos minutos você obtém informações sobre a sua situação financeira, se tem pendências ou não.

Aproveite e leia também: O que fazer para sair das dívidas e cartão de crédito para quem está com nome sujo.

1 comentário em “Será que é possível sair do Serasa e do SPC sem pagar a dívida?”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.