Dicas para ter uma vida saudável

Procurando ter uma vida mais saudável? É cada vez mais comum ver pessoas procurando melhorar os hábitos em busca de mais saúde. Isso é um processo que todos devem passar em uma época da vida. Principalmente quando a juventude começa a se despedir e a idade chega.

Mas a idade mais avançada não significa menos saúde. Significa mais experiência e porque não, vontade viver. A gente aprende a se cuidar mais, dar valor as coisas que realmente importam. Nunca é tarde para mudar de vida e ter hábitos mais saudáveis.

Para te ajudar nesta mudança, trazemos hoje algumas dicas que podem te ajudar a ter uma vida mais saudável e consequentemente melhorar, e muito, a sua qualidade de vida.

O que fazer para ter uma vida mais saudável

Você não precisa mudar sua vida radicalmente da noite para o dia. Procure adotar um hábito de cada vez, adapte-os às suas necessidades. Tudo que tentamos incluir na nossa vida com muita restrição, nem sempre dá certo.

Faça mais exercícios físicos

Pratique exercícios físicos ao menos três vezes por semana: Tente se exercitar nem que for por dez minutos para começar. Faça pequenas caminhadas, passeios e vá aumentando gradativamente.

Quando menos esperar, suas caminhadas serão de ao menos uma hora diária ou então se transformarão em corridas.

Dicas para uma vida saudável
A alimentação saudável é a base de tudo para nossa saúde.

Procure ter uma alimentação mais saudável


Adquira o hábito de comer mais frutas e legumes: Eu, por exemplo, nunca fui fã de frutas ou legumes. Não gosto de “comida fria” para ser mais sincera. Porém, descobri que comer ao menos uma maçã por dia não vai me matar e já que legumes cozidos não me deixavam muito feliz, tratei de prepara-los no forno. Ficaram deliciosos e se transformaram em um ótimo complemento das refeições.

Coma menos alimentos processados ou industrializados

Reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados podem fazer uma enorme diferença na sua vida. Como saber se um alimento é ultraprocessado? Basta ler o rótulo! Se possuir mais de cinco ingredientes ou substâncias que você mal consegue pronunciar o nome, provavelmente é algo ultraprocessado. Quer exemplos? Molhos prontos, macarrão instantâneo, lasanhas e pratos congelados industrializados, pães de forma, etc.

Fazer reeducação alimentar não é uma atitude só para quem emagrecer, mas também para quem precisa ganhar mais saúde. Aprenda a ler os rótulos e veja sua alimentação mudar para melhor.

Abandone os hábitos ruins, como o cigarro

Está fumando demais? Que tal começar a pensar no dinheiro que você está queimando todo dia e começar a ao menos diminuir a quantidade de cigarro que fuma diariamente? Pense no bolso e na quantidade de coisas boas que você poderia estar fazendo com esse dinheiro. Veja algumas dicas para parar de fumar.

Pratique o desapego

Doe ou venda objetos que não usa mais. Viver como acumulador não faz nada bem para a saúde. É possível até arrumar um dinheiro extra.

Tenha boas noites de sono

Durma ao menos oito horas por dia, ou então o que seu corpo pedir para se sentir descansado. Algumas pessoas precisam de mais horas, outras menos. Sono perdido jamais será recuperado!

Outras dicas para ter uma vida saudável

Mais dicas para ter uma vida saudável e melhorar os hábitos
  • Procure fazer suas refeições em horários regulares;
  • Aproveite os seus dias de folga como devem ser aproveitados e descanse;
  • Evite situações de estresse sempre que possível;
  • Separe sempre um tempo para você. Para fazer o que gosta, sem se preocupar com o meio externo.

Estas são apenas algumas dicas. Você pode adaptá-las ao seu ritmo e ir adotando cada uma dela aos poucos. O esforço para melhorar os seus hábitos terá um resultado pra lá de compensador!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.