Como fazer reeducação alimentar

Sempre que o verão se aproxima, o desejo de ficar em forma aumenta. Só que o ideal não é perder peso rapidamente. Você pode fazer reeducação alimentar sozinha e desta forma mudar o seu estilo de vida.



Milagres da área de emagrecimento não acontecem. Não existem fórmulas mágicas nem uma pílula que vai te emagrecer da noite para o dia. É preciso esforço e uma mudança de hábitos. Perder peso rápido e com técnicas absurdas só ajuda a recuperar o dobro no futuro e ainda perder saúde.

Há alguns anos, conheci o programa Emagrecer de Vez do Rodrigo Polesso. Tratava-se de um livro que abriu minha mente. Ele me ensinou coisas que faziam todo o sentido, mas que até então, ninguém me alertava.

Você sabia que dá para emagrecer com saúde e sem passar fome?


Você sabia que não precisa ficar cinco horas por dia na academia para perder peso?

Você sabia que não precisa deixar de consumir alimentos saborosos e mesmo assim perder peso?

Você sabia que emagrecer não precisa ser uma tarefa torturante?

Pois é. É totalmente possível emagrecer sem passar fome. Neste post, vou tentar transmitir umas dicas de como fazer reeducação alimentar sozinha e desta forma, melhorar muito a sua saúde.

Como fazer reeducação alimentar sozinha e não perder a saúde

Fazer reeducação alimentar sozinha

O primeiro passo é não esperar a próxima segunda-feira!

Todo mundo tem o péssimo hábito de esperar a próxima segunda-feira para iniciar qualquer novo objetivo. O importante é que se a hora é agora, a hora realmente é agora. Comece hoje. Comece agora!

Se ficar sempre esperando o próximo dia, corre o risco de nunca iniciar a sua mudança. O fato de começar hoje e agora, além de aumentar a sua motivação, também irá aumentar e muito, a sua chance de sucesso no futuro.

Diga adeus para o açúcar!

O primeiro passo se você deseja fazer reeducação alimentar sozinha e abolir o açúcar da sua vida. Pelo menos no início.

É importante também passar a observar mais os rótulos dos alimentos, pois o açúcar pode estar presente com um nome “disfarçado”. Existem vários nomes para o açúcar e você deve ficar atento a eles. Alimentos que muitas vezes parecem saudáveis, podem esconder substâncias nocivas.

Monte um cardápio semanal

Fazer reeducação alimentar sozinha

Quando organizamos as refeições que pretendemos fazer na semana, além de facilitar as compras, fica mais fácil “dar escapadas”.

O importante é fazer refeições saudáveis na hora em que você tem fome. Provavelmente você já escutou a famosa dica de que se deve comer de “três em três horas”. Mas não existe nenhuma comprovação científica e real de que alimentar-se a cada três horas faz com que seu metabolismo fique mais ativo e faça com que a pessoa emagreça mais rápido.

Use uma alimentação forte com proteínas boas (ovos, frango, carne, peixes), legumes, verduras e frutas com moderação.

Hidrate-se constantemente

É importante manter o corpo hidratado sempre. Mas, você deve se hidratar com água. Refrigerantes (mesmo o zero) e sucos não são indicados para consumo regular. Sucos de frutas, mesmo quando feitos com ingredientes naturais, possuem uma grande quantidade de frutose, que nada mais é do que… açúcar!

-> Veja também: A diferença entre alimentos diet e light.

Reeducação alimentar é um processo longo. Não tenha medo de recaídas e foque no objetivo final

Fazer reeducação alimentar sozinha

Fazer reeducação alimentar sozinha ou não é um processo longo. Que pode levar anos. O importante é manter sempre o seu foco no objetivo final que é ganhar saúde.

Não precisa também ter medo das recaídas porque elas irão acontecer. Se hoje você saiu da linha, amanhã é um novo dia e basta voltar para sua alimentação forte.

Tenha em mente que:

  • Você não vai emagrecer muito em poucas semanas.
  • Você não precisa perder muitos quilos em poucas semanas.
  • O importante é emagrecer devagar e sempre!

O emagrecimento será consequência da sua reeducação alimentar e da sua mudança de hábitos. Reeducação alimentar é para sempre. Dieta é uma coisa temporária.

Passo a passo para uma reeducação alimentar:

  1. Comece hoje e não na próxima segunda-feira;
  2. Elimine o açúcar e os adoçantes artificiais da sua vida;
  3. Faça uma alimentação forte;
  4. Se possível, insira uma atividade física, mesmo que seja uma caminhada no seu bairro, de pelo menos 30 minutos na sua rotina;
  5. Crie um cardápio para sua semana e alimente-se sempre quando estiver com fome e não a cada três horas como diz a mídia.

Precisa de um empurrãozinho?

Como eu disse no início desta postagem, minha grande motivação foi o livro “Emagrecer de Vez”. Se você assim como eu precisa de um empurrãozinho para fazer reeducação alimentar sozinha e abrir a sua mente, recomendo muito a leitura do livro. Tenho certeza que ele também pode ser um divisor de águas na sua vida.

Conheça o livro “Emagrecer de Vez”

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.