Como diminuir os efeitos do calor durante o verão

Precisando de ajuda para diminuir os efeitos do calor durante o verão? Saiba que você não está sozinho! O verão é a estação mais quente do ano e muita gente sofre com os efeitos que o calor pode provocar. Se não tivermos cuidado, os efeitos podem gerar complicações mais graves como a desidratação, doença que pode levar até a morte.

É verdade que os dias de verão são muito bonitos. Mas principalmente as pessoas que trabalham diariamente na rua, tendem a sofrer mais. Sendo assim, separamos hoje algumas dicas para te ajudar a diminuir os efeitos do calor durante o verão e evitar as consequências mais graves.

O que você pode fazer para diminuir os efeitos do calor durante o verão:

Como diminuir os efeitos do calor durante o verão
As frutas com certeza serão as suas melhores amigas durante o verão. Geladas então…

Hidrate-se o tempo todo!

A desidratação pode atingir pessoas de qualquer idade, portanto é importante manter a hidratação em dia. Beba muita água durante o dia. Se possível, tenha sempre com você uma garrafinha de água. Beba água mesmo sem ter sede.

Saiba que a água é a melhor bebida para hidratar o corpo. Sucos de frutas naturais e refrigerantes também são considerados líquidos, mas não são indicados para hidratação. Refrigerantes comuns são cheios de açúcar, já os zero, com uma grande concentração de sódio. Na dúvida, prefira sempre água.

Procure fazer uma alimentação leve

Alimentos muito pesados não combinam com verão. Ainda mais se a pessoa tem que passar muitas horas na rua, com sol forte. Dê preferência a alimentos mais leves como peixes, verduras e legumes. Use e abuse das saladas, que são fáceis de preparar e também uma forma de refeição bem leve.


Alimentar-se de maneira leve não significa deixar de alimentar. Justamente pelo fato do seu corpo consumir mais energia em dias quentes, que a sua alimentação deve ser adequada. Nada de pular refeições, a não ser que faça algum tratamento específico.

Procure fazer seus exercícios físicos em um horário mais adequado

Não é porque o dia está quente que devemos abandonar nossos exercícios físicos. É importante apenas adapta-los para um horário mais adequado. Uma vez que durante os exercícios perdemos minerais importantes como sódio, magnésio e potássio, é importante dar uma atenção maior a hidratação. Caso pratique atividade física no horário mais quente do dia, deverá ter ainda mais cuidado com esta parte.

Prefira roupas leves

Esta dica pode não servir para todos, já que algumas pessoas precisam de uniforme, outras são obrigadas a trabalhar de terno. Mas quem tem a possibilidade de escolher o que vai usar, deve procurar escolher roupas leves, de cores claras e de preferência de algodão.

Evite o sol entre 10 da manhã e 4 da tarde

Dentro desta faixa de horário é quando os raios ultravioleta estão mais intensos. Sempre que possível evite ficar exposto ao sol dentro deste horário.

Outras dicas para diminuir os efeitos do calor durante o verão:

  • Tenha um cuidado especial com sua pele. Aplique hidratantes, evite a exposição excessiva ao sol;
  • Redobre a atenção com as crianças, idosos e principalmente com os bebês. Eles precisam ser hidratados constantemente. Mesmo que a criança ou o idoso não peça água, insista.
  • Use chapéus ou sombrinhas para evitar o sol diretamente na pele;
  • Evite fazer refeições em locais duvidosos, ou seja, onde os alimentos não tem um acondicionamento apropriado, desta forma você reduz as chances de ter uma intoxicação alimentar, que aumenta muito em épocas muito quentes;
  • Mantenha os pés limpos e secos, para evitar o aparecimento de micoses e outras doenças de pele;
  • Use protetor solar todos os dias, mesmo naqueles em que há só o mormaço. E reaplique várias vezes durante o dia;
  • Lave as mãos sempre que possível e antes de fazer qualquer refeição;
  • Caso esteja com o corpo muito quente, coloque toalhas molhadas na cabeça e no pescoço. Elas ajudam a aliviar bastante a sensação de “sufoco”.
  • Evite bebidas alcoólicas;
  • Tome duchas de água fria, sempre que possível. Elas ajudam bastante a diminuir a temperatura do corpo.

Caso tenha mal estar ou qualquer outro sinal de desidratação, procure um posto de saúde ou um hospital. O mesmo vale para os sintomas da dengue, outra doença muito comum no verão. Não espere pra depois!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.