O que fazer para parar de fumar

A cada dia mais e mais pessoas se conscientizam e tomam a iniciativa de parar de fumar. Além de fazer bem para a saúde, o bolso também agradece bastante. Todo o valor que será economizado quando se deixa de comprar vários e vários maços de cigarro é considerável.

Primeiramente, é necessário ver que o fumo é um vício e quem quer parar de fumar pode e deve (se necessário) procurar ajuda. Existem inclusive programas do Governo brasileiro que são gratuitos. Vá até o Posto de Saúde da sua cidade para se informar como participar dos programas.

Mas, se você se encontra no grupo que acha que consegue parar de fumar sozinho, separamos algumas dicas que podem te ajudar nesta difícil tarefa:

O que você pode fazer para parar de fumar hoje mesmo

Dicas para parar de fumar.

Parar bruscamente ou aos poucos?


É preciso ver o que se encaixa melhor pra você. Mas, o ideal é que a parada seja brusca. Comece hoje, não deixe para amanhã. Agora, se for muito difícil, vá pelo modo de diminuir o cigarro aos poucos. Compre menos maços e tente fumar o menor número possível por dia. É preciso muita força de vontade para dar certo em qualquer uma das formas.

Evite momentos de estresse

O estresse é um gatilho muito perigoso para quem está querendo largar o cigarro. Por mais difícil que seja, procure fugir dessas situações.

Outras dicas que podem te ajudar a parar de fumar:

  • Evite as situações que te fazem lembrar o cigarro, como o cafezinho depois do almoço, por exemplo;
  • Caso tenha muita vontade de fumar, use balas, pequenos lanches saudáveis como nozes, castanhas, frutas secas;
  • Faça exercícios físicos. Eles melhoram a oxigenação do sangue e com certeza fazem você se sentir melhor. Procure uma atividade que você gosta;
  • Procure se ocupar no máximo de tempo possível. Mente ocupada ajuda a esquecer o cigarro. Pelo menos por um tempo;
  • Nas primeiras semanas, quando a vontade de fumar ainda for muito intensa, evite sair com outros fumantes ou participar de situações que irão te incentivar no consumo de cigarro;
  • Não tenha vergonha de pedir ajuda. Ela é muito bem-vinda nestas situações. Procure um médico de sua confiança ou os postos de saúde que oferecem tratamento gratuito.

Lembre-se que ao deixar de fumar, você diminui em mais de 50% o risco de doenças do coração, de câncer do pulmão e de boca. Você ainda melhora seu paladar, uma vez que o fumo o prejudica diretamente. Não desista e tenha  força de vontade que você com certeza vai conseguir alcançar o seu objetivo.

Veja também: Dicas para combater a insônia.

1 comentário em “O que fazer para parar de fumar”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.