Diversos
Como fazer cartão de crédito virtual temporário e recorrente
É fácil fazer cartão de crédito virtual temporário? Tem custos? É seguro? Com certeza estas são algumas das maiores dúvidas de quem já ouviu falar em cartão de crédito virtual, mas não tem a menor ideia de como ele funciona e para que serve.
Então, vamos passar todas as informações necessárias para que você possa fazer cartão de crédito virtual com toda segurança e consciência.
São vários brancos brasileiros que já oferecem aos clientes a possibilidade de ter um cartão virtual. Ele é usado especialmente para compras online e trazem muito mais segurança para o usuário. Apensar de ser um formato “novo”, ele vem caindo nas graças dos consumidores e está se tornando cada vez mais popular.
Qual a diferença entre cartão de crédito virtual temporário e recorrente?
Estes dois tipos de cartões virtuais são oferecidos pelas instuições bancárias brasileiras. Eles têm uma pequena diferença, apesar do funcionamento parecido,
Cartão virtual temporário
Nesta modalidade, a instituição bancária cria um cartão de crédito virtual para o cliente, mas com validade apenas para uma única compra online. A cada compra, o usuário deve renovar os dados do cartão. Desta forma, ele não é indicado para serviços do tipo assinaturas, em que o cliente deve pagar um valor mensal.
Esta modalidade é uma das mais indicadas para compras em sites com o qual o usuário não tem muita confiança, pois mesmo que os dados fiquem armazenados no servidor, o cartão será cancelado após o pagamento da compra e assim não há riscos de clonagens e cobranças futuras não reconhecidas.
Cartão virtual recorrente
Já o cartão virtual recorrente permite que o usuário o utilize para compras recorrentes na internet, ou seja, aquelas que necessitam de pagamento mensal, como assinaturas de serviços, etc.
Como fazer cartão de crédito virtual temporário e recorrente?
Em alguns bancos como Banco do Brasil, Itaú, Banco Inter, Superdigital, Nubank, Santander, o cliente precisa ter o cartão de crédito físico da instituição para poder fazer cartão de crédito virtual.
Basta acessar a área de “cartões” no aplicativo do celular ou então no internet banking e fazer a solicitação. O cartão virtual é gerado automaticamente e pode ser usado logo em seguida.
Porém, são poucas instituições que oferecem o cartão virtual temporário. Na grande maioria delas será possível criar apenas o recorrente. Mesmo assim, é aconselhável que você crie um para realizar transações online de maneira segura. Seu cartão físico jamais deve ser usado para compras online, mesmo nos sites mais seguros e confiáveis. Se o banco com o qual trabalha oferece esta opção, não pense duas vezes em ativá-la.
Até a publicação deste artigo, o Itaú é uma das poucas instuições que oferece a possbilidade de fazer cartão de crédito virtual temporário, ou seja, válido para apenas uma única compra na internet.
Tanto os cartões físicos como os virtuais compartilham o mesmo limite de crédito. Em alguns bancos, o usuário ainda pode definir o limite que quer utilizar em cada um. As compras feitas tanto com o cartão de crédito físico como o virtual, são lançadas em uma única fatura para pagamento.
Como fazer cartão de crédito virtual para negativados
Para quem tem restrições de crédito, a única forma de ter um cartão virtual é através de plataformas que oferecem os cartões de crédito pré-pagos, como a Superdigital.
O procedimento é bem simples, você abre a sua conta na Superdigital, deposita dinheiro e pode criar até 10 cartões virtuais para realizar compras online. Os cartões virtuais oferecidos pela Superdigital são todos recorrentes. Não deixe de consultar todas as condições para abertura de conta.
Por fim, vale lembrar que o cartão de crédito virtual não é indicado para compras onde é necessária a apresentação do cartão físico. Por exemplo, para compra de ingressos ou então produtos que são retirados em loja física.