Diversos
Como gerar o código de acesso ao Portal e-CAC da Receita Federal
Para utilizar os serviços da Receita Federal em seu site, o cidadão pessoa física e também aqueles que são pessoa jurídica, precisam de um código de acesso. Nesta postagem, mostraremos o que você precisa fazer para gerar o código de acesso ao Portal e-CAC.
Sem este código você não consegue acesso aos serviços tais como:
- Consultas de lotes de restituição do Imposto de Renda
- Emissão de DARF para pagamento de parcelas do imposto devido
Só para citar alguns exemplos.
Passo a passo para gerar o código de acesso ao Portal e-CAC
O procedimento é muito simples e você não vai levar mais do que alguns minutos para concluir. Primeiramente acesse o site da Receita Federal específica para a geração de código. Possivelmente, você verá uma janela como essa:
O próximo passo é digitar o CPF e a data de nascimento do contribuinte para o qual você deseja gerar o código de acesso ao Portal e-CAC. Digite também os caracteres solicitados conforme mostrados na imagem.
Se precisar gerar o código para uma pessoa jurídica, deverá digitar o CNPJ da empresa e o CPF do responsável legal.
Após clicar em “Avançar”, serão solicitados novos dados. Você precisa ter em mãos o número do recibo da entrega da declaração do Imposto de Renda dos últimos dois anos. Digite os números dos recibos e em seguida também crie uma senha. Esta senha deve ter entre 8 e 15 caracteres, contendo números, letras maiúsculas e minúsculas.
Por fim, clique em “Gerar Código” para concluir o procedimento. O código será mostrado logo em seguida:
Guarde o código de acesso e a sua senha em local seguro para utilizá-los sempre que necessário.
Qual a validade do código de acesso?
O código de acesso é válido por dois anos a partir da sua data de criação. Após este período ele é revogado automaticamente, sendo necessária a criação de um novo código.
->O que pode ser deduzido na declaração do Imposto de Renda?
Você também pode gerar outro código de acesso, caso tenha perdido a senha ou perdido o número do código de acesso. Neste caso, o anterior é automaticamente revogado e não poderá mais ser utilizado.