Diversos
Como consultar a restituição do Imposto de Renda
Precisa consultar a restituição do Imposto de Renda? Neste post, explicaremos os passos para você obter as informações referentes ao seu crédito da restituição do IRPF.
O que é a restituição do Imposto de Renda?
Trata-se da devolução do imposto pago além do devido. Para dizer de uma maneira mais fácil, também podemos descrever da seguinte forma: Se o contribuinte teve um valor de deduções para pagamento do imposto maior do que o imposto devido, ele deverá receber esta diferença de volta. É esta diferença que chamamos de restituição.
Mas, por que isso acontece?
Isto ocorre porque boa parte dos contribuintes tem o imposto de renda descontado diretamente na fonte, ou seja, em folha. Após o preenchimento da declaração, caso este valor recolhido seja maior que o imposto devido, resulta em imposto a restituir.
Como proceder para consultar a restituição do Imposto de Renda
Existem três formas para você consultar a restituição do IRPF. São elas:
Através do site da Receita Federal
Acesse a página de consulta da Receita Federal e informe o CPF do contribuinte, o ano do qual deseja consultar a restituição e a data de nascimento. Digite os caracteres solicitados e clique em “Consultar”.
O contribuinte pode obter dois resultados:
- Em fila de restituição: O contribuinte ainda deverá aguardar. Provavelmente o valor devido será pago nos próximos lotes a serem liberados.
- Creditada: O contribuinte conseguirá visualizar todos os dados referentes a restituição como a conta bancária onde o valor será depositado e em qual lote será pago.
Consultar pelo telefone
Para saber informações sobre a sua restituição pelo telefone, basta que o contribuinte entre em contato com o número 146.
Consultar a restituição do Imposto de Renda pelo aplicativo da Receita
O contribuinte pode instalar em seu smartphone o APP Pessoa Física, um aplicativo desenvolvido pela Receita Federal e através dele consultar e receber avisos sobre a restituição do Imposto de Renda. Basta seguir os seguintes passos:
- Instale o aplicativo no seu dispositivo (iOS / Android);
- Escolha a opção “Consulta Restituição”;
- Informe o CPF do contribuinte e o ano da declaração desejada;
- Se ainda não foi efetuado o crédito da restituição, clique na “estrela” para saber mais informações;
- Quando houver uma atualização e a restituição for enviada ao banco, será emitido um alerta no aparelho com a mensagem: “Restituição enviada para o banco”.
O que fazer para receber a restituição do Imposto de Renda mais rápido?
Não existe uma fórmula mágica. Mas, uma atitude que pode ajudar bastante é enviar a sua declaração já nos primeiros dias. Para agilizar, já separe a lista de documentos necessários para declarar o imposto de renda e não perca tempo!