Nota Carioca – O que é e como funciona

Um dos principais objetivos de todas as Prefeituras é encontrar formas de aumentar a arrecadação. Pensando nisso, assim como já existia um programa parecido em São Paulo, a Prefeitura do Rio instituiu o programa Nota Carioca.



O Nota Carioca visa aumentar a arrecadação de impostos dos prestadores de serviço e comerciantes do município do Rio de Janeiro.

O que é o Programa Nota Carioca?

Trata-se de um programa da Prefeitura do Rio de Janeiro para aumentar a arrecadação de impostos. Também traz incentivos ao consumidor. Parte do valor do ISS (Imposto sobre serviços) arrecadado, é devolvido para o consumidor na forma de créditos que podem ser usados para desconto de até 100% no valor do IPTU.

A opção de saque dos créditos não está mais disponível. Esta opção foi revogada pela Prefeitura de acordo com o decreto 44391 de 6 de abril de 2018.


Também são realizados periodicamente sorteios diversos de prêmios em dinheiro para quem está inscrito no programa.

O que fazer para participar do programa?

Todos os interessados em participar do Nota Carioca devem solicitar a nota fiscal no município do Rio de Janeiro, informando o seu CPF. Também deve realizar um cadastro no portal do Nota Carioca para que seus créditos sejam efetivados.

Como fazer o cadastro no site do Nota Carioca

Para se cadastrar acesse o site do Programa Nota Carioca e clique na opção “Cadastramento de Senha”, conforme mostramos na imagem abaixo:

Nota Carioca

Após clicar nesta opção, você deverá preencher um formulário com todos os seus dados pessoais, tais como nome, endereço, CPF (o mesmo que deverá ser informado toda vez que solicitar a nota fiscal), um email válido e também uma senha.

Quanto a senha, você deve guardá-la em local seguro pois será necessária toda vez que desejar acessar o sistema para consultar os créditos ou fazer qualquer alteração no seu cadastro.

Como consultar seus créditos do Nota Carioca

Para consultar os créditos do Nota Carioca, o procedimento é bem parecido com o do cadastro. A diferença é que agora você precisa informar apenas o CPF utilizado no cadastro e a senha. A mesma que falamos para você guardar em local seguro.

Escolha a opção “Acesso ao sistema” e digite as informações. Você deverá ver uma janela como esta:

Nota Carioca

Logo em seguida é disponibilizada uma janela com os últimos lançamentos de créditos e o seu saldo total. É nesta mesma janela que poderá decidir o que fazer com seu dinheiro acumulado. O desconto no IPTU deve ser sempre solicitado entre os dias 1 e 30 de Setembro do ano anterior.

Nota Carioca

O programa utilizado no Rio de Janeiro é bem parecido com o Nota Fiscal Paulista. A diferença é que no Paulista ainda permite o saque dos créditos para conta bancária.

Uma dica:

Mesmo que você não more na cidade de São Paulo, você pode fazer o cadastro no Nota Fiscal Paulista. Se você costuma realizar compras pela internet, também pode receber créditos.

Nenhuma resposta para “Nota Carioca – O que é e como funciona”

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.