O que é omeprazol e para que serve

Quem sofre com doenças estomacais ou precisa tomar medicamentos mais fortes para outras doenças ou tratamentos, com certeza já ouviu falar no Omeprazol.

O Omeprazol é uma substância usada diminuir a quantidade de ácido que é produzida pelo estômago. Ele é usado geralmente no tratamento de úlceras do estômago, úlceras duodenais e também no tratamento do refluxo gastro-esofágico.

Também pode ser usado de maneira preventiva, quando o paciente tem a necessidade de tomar remédios que agridem o estômago.

Omeprazol, o que é e para que serve.

Como tomar e para que serve o Omeprazol?

O Omeprazol deve ser ingerido sempre 15 minutos antes da primeira refeição do dia, ainda em jejum. Mas, em alguns casos, esta orientação pode ser alterada pelo seu médico. Siga sempre as indicações do profissional de saúde. O tratamento pode levar de quatro a oito semanas. Em alguns casos, o tratamento pode ser ainda mais longo.

O medicamento causa algum efeito colateral?


Os efeitos colaterais são leves e caso apareça algum deles, você deve sempre consultar o seu médico para saber se deve ou não suspender o medicamento. Os efeitos colaterais que podem aparecer são: dor de cabeça, dor abdominal, diarreia, fraqueza, enjoo, náuseas e alteração no paladar.

O uso prolongado não é permitido sem o acompanhamento de um profissional de saúde. Sendo assim, caso os sintomas não desapareçam após algumas semanas de uso do medicamento, é indicado procurar um hospital ou posto de saúde para realizar exames e descobrir a causa do problema.

O medicamento é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula.

Para quem sofre com problemas estomacais, uma mudança nos hábitos alimentares pode ajudar bastante a resolver o problema. Evite alimentos ácidos e ultraprocessados. Procure ingerir frutas como melão, maçã, melancia e mais legumes e verduras. Muitos casos são resolvidos apenas com mudanças de hábitos, sem necessidade de intervenção medicamentosa.

Jamais use qualquer medicamento sem orientação e consentimento do seu médico.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.