Validade da Receita Médica para o Farmácia Popular

Em 2004 o Governo Federal criou o programa Farmácia Popular para viabilizar para a população brasileira medicamentos básicos gratuitamente ou com descontos de mais de 80%. Aqui no site inclusive já mostramos como conseguir remédios grátis para hipertensão, diabetes e asma grátis.



Programa Saúde não tem preço

Desde 2011 o programa passou a se chamar “Saúde não tem preço” e mantém o objetivo de fornecer gratuitamente os medicamentos para as principais doenças crônicas que atingem o país, hipertensão e diabetes.

Qualquer cidadão portador da receita médica, seja ela emitida por serviço público ou serviço particular pode procurar qualquer estabelecimento credenciado no Programa Farmácia Popular e retirar os medicamentos para 30 dias de uso. Basta obedecer também a validade da receita médica para retirar o remédio.

Validade da Receita Médica para o Farmácia Popular

As farmácias que participam do Programa Farmácia Popular devem ter este símbolo afixado no local.


Qual a validade da receita médica para o Farmácia Popular?

Até o mês de Janeiro de 2016, a receita médica era válida para 120 dias, porém a partir do mês de Fevereiro este prazo foi aumentado para 180 dias ou seis meses a partir da data de emissão. Já as receitas para anticoncepcionais permanecem com validade de 365 dias.

O aumento no prazo de validade da receita médica foi uma boa notícia para os pacientes, pois muitas vezes estes não conseguiam o retorno ao médico do posto de saúde dentro do prazo para solicitar uma nova receita e tirar o medicamento.

Remédios disponibilizados gratuitamente no “Programa Saúde Não Tem Preço”

Alguns dos remédios que os pacientes podem conseguir de graça no programa, desde que estejam portando a receita dentro do prazo de validade são: Atenolol, Captopril, Enalapril, Furosemida, Glibenciamida, Hidroclorotiazida, Losartana, Metformina, Nifedipina, Propanolol, Salbutamol, dentre outros. Veja a lista completa dos medicamentos disponíveis.

Para mais informações sobre a validade da receita médica ou o funcionamento do Programa Farmácia Popular, consulte seu médico ou um Posto de Saúde próximo a sua residência.

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.