Pontos turísticos para visitar em Curitiba

Quer conhecer uma das capitais mais bonitas do Brasil? Neste post trazemos uma lista com os principais pontos turísticos para visitar em Curitiba, a capital do Paraná.

A cidade é um charme e uma delícia para morar. Eu tive a chance de passar seis meses por lá, mas gostaria de ter ficado mais tempo! Conheci os principais pontos, mas ainda deixei de visitar muita coisa.

Para quem planeja uma visita, acredito que uns quatro dias são suficientes para conhecer os principais pontos da cidade.

Os principais pontos turísticos para visitar em Curitiba

Os locais da cidade que merecem ser visitados por qualquer turista são os seguintes:

Parque Barigui

É o parque mais famoso da cidade e uma grande área de preservação natural. Vale muito passar uma tarde passeando por lá curtindo a natureza. A visitação é totalmente gratuita.

Jardim Botânico

É um dos principais cartões postais da cidade com a sua famosa “estufa”. Vale dizer que você também não paga nada para visitar o local.

Pontos Turísticos para visitar em Curitiba - Jardim Botânico

Museu Oscar Niemeyer

O famoso “Museu do Olho” é um dos lugares mais visitados de Curitiba. Os jardim do museu é outra atração muito bacana para quem quer relaxar durante uma tarde ou apenas sentar e conversar com amigos. Fique de olho também nas exposições que acontecem no local. São muito bacanas!

Pontos Turísticos de Curitiba - Museu Oscar Niemeyer

Ópera de Arame / Pedreira Paulo Leminski

O teatro Ópera de Arame é todo constituído de uma estrutura feita de ferro e vidro. Ao lado, fica a Pedreira Paulo Leminski, que já foi, e ainda é, palco de grandes shows em Curitiba.

Torre Panorâmica

Foi construída por uma empresa de telefonia. Quem visita o local tem a chance de ver toda a cidade de Curitiba do alto. O valor do ingresso é de R$6,00 por pessoa. A meia entrada está disponível para crianças entre 5 e 9 anos de idade e também para idosos. Os menores de 5 anos não pagam ingresso. Preços de março/2018.

Bairro Santa Felicidade


É um bairro que sofre a forte influência de imigrantes italianos, por isso, o que não falta por lá é comida de boa qualidade. O restaurante mais famoso do bairro, o Madalosso (especializado em comida italiana) é para obrigatória para quem gosta de comer bem.

Um detalhe: Verifique sempre o horário de funcionamento dos restaurantes de Curitiba. Quem gosta de almoçar tarde, não tem muitas opções visto que o serviço de almoço costuma encerrar-se por 15:00.

Outros pontos turísticos de Curitiba que valem a visita são: Parque Tanguá, Memorial da Imigração Ucraniana, UNILIVRE – Universidade Livre do Meio Ambiente, Bosque Alemão, Bosque do Papa, Teatro Guaíra, Praça do Japão, Passeio Público, Parque São Lourenço, dentre outros.

Quem tem pouco tempo mas quer conhecer o maior número de atrações turísticas da cidade, pode fazer uso da Linha Turismo.

Pontos Turísticos de Curitiba - Estações Tubo.
As famosas “estações-tubo” da cidade de Curitiba

Linha Turismo

Trata-se de um serviço que passa pelos principais pontos turísticos na cidade. O turista compra o bilhete que tem o valor de R$50,00. Este bilhete dá direito ao portador de descer em cinco pontos turísticos e retornar ao ônibus para continuar sua jornada.

Pontos Turísticos de Curitiba
Ônibus da Linha Turismo

O serviço parte diariamente (com exceção de segunda-feira) da Praça Tiradentes entre 09:00 e 17:30, mas o turista também pode pegar o ônibus em qualquer uma das paradas.

Paradas da Linha Turismo: Praça Tiradentes, Rua das Flores, Rua 24 horas, Museu Ferroviário, Teatro Paiol, Jardim Botânico, Rodoferroviária, Teatro Guaíra / Universidade Federal do Paraná, Paço da Liberdade, Passeio Público / Memorial Árabe, Centro Cívico, Museu Oscar Niemeyer, Bosque do Papa, Bosque Alemão, Universidade Livre do Meio Ambiente, Parque São Lourenço, Ópera de Arame, Parque Tinguá, Parque Tinguí, Memorial Ucraniano, Portal Italiano, Santa Felicidade, Parque Barigui, Torre Panorâmica, Setor Histórico.

Veja todo o roteiro da Linha Turismo aqui.

Você já conhece Curitiba? Gostou da cidade?

Veja também: Como alugar apartamento por temporada em Londres.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.