Como regularizar o título de eleitor

Está com o Título cancelado ou deixou de votar em alguma eleição? Então você precisa regularizar o Título de Eleitor o quanto antes. Não apenas para ficar em dia com suas obrigações eleitorais, mas também garantir alguns dos seus direitos básicos.

Muitas pessoas não dão valor para este documento, porém, como a votação no Brasil é obrigatória, precisamos ter o “Título em dia”. Quem não está regularizado fica impedido de:

  • Tirar passaporte;
  • Receber pagamento de salário caso seja funcionário público;
  • Fazer inscrição em concursos públicos;
  • Fazem empréstimos ou financiamentos em bancos;
  • Fazer matrícula em instituições municipais, estaduais ou federais;
  • Tomar posse em cargos públicos.

Imagina o transtorno que sua vida pode se transformar? Mas fique tranquilo que regularizar o documento é nem simples e rápido.

O que é necessário fazer para regularizar o Título de Eleitor?

Como regularizar Título de Eleitor

Para regularizar o Título de Eleitor, o interessado deve ir até o Cartório Eleitoral onde está inscrito. Deverá apresentar um documento de identidade oficial, um comprovante de residência e também o Título de Eleitor.


O funcionário irá verificar todas as pendências e caso seja necessário pagar a multa por não comparecimento, um boleto será emitido. Este boleto só pode ser pago no Banco do Brasil. O valor da multa por cada eleição em que o eleitor não compareceu é de R$3,51.

É possível emitir o boleto da multa pela internet

Caso queira se dirigir até o cartório eleitoral já com a multa paga, basta emitir o boleto pela internet e realizar o pagamento no Banco do Brasil.

Acesse o site do TSE, na área de quitação de multas. Digite os dados solicitados (nome, nome da mãe, do pai) e logo em seguida, caso tenha valores a pagar, será mostrado o boleto para impressão.

Caso faça o pagamento pelo internet banking, não esqueça de imprimir e levar o recibo junto com a documentação. O Título de Eleitor é regularizado na hora e se já estiver cancelado, um novo número será gerado.

2 comentários em “Como regularizar o título de eleitor”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.