Como tirar a segunda via do Título de Eleitor

Aqui no site, nós já mostramos como tirar o título de eleitor pela primeira vez. Mas se você precisa tirar a segunda via do título de eleitor, também não será muito complicado.

O Título de Eleitor é um documento obrigatório para qualquer cidadão brasileiro maior de 18 anos. Até os 16, o voto é facultativo e o documento não é cobrado para matrículas, concursos públicos e afins.

Além de te dar o direito de voto, ele o título de eleitor é importante para declaração do imposto de renda, emissão de passaporte, participação em concursos públicos, dentre outros. Mas também vale informar que ter o título de eleitor não garante estes direitos. É necessário estar em dia com suas obrigações eleitorais.

Imagina se dedicar a um concurso público, conseguir aprovação e não conseguir ser efetivado pois seu título de eleitor está irregular?! Isto se tornaria um verdadeiro pesadelo.

Como proceder para tirar a segunda via do Título de Eleitor

Como tirar a segunda via do Título de Eleitor

Para tirar a segunda via do título de eleitor, o cidadão brasileiro deverá comparecer à Zona Eleitoral onde fez a sua inscrição ou então na Zona Eleitoral mais próxima do seu endereço caso esteja fora do seu domicílio eleitoral.


É necessário portar um documento de identidade oficial como  RG, carteira de identidade funcional emitida por órgãos do Governo Federal, carteira de trabalho, carteira de habilitação, etc.

O interessado também precisa estar com suas obrigações eleitorais em dia. Caso não esteja, precisará regularizá-las antes de solicitar uma nova via do documento.

Se a segunda via do título de eleitor foi solicitado na mesma Zona Eleitoral em que foi emitido, provavelmente você já sairá de lá com o documento na mão.

Já se a segunda via do título de eleitor foi solicitada em uma Zona Eleitoral diferente, talvez o eleitor deva aguardar até 30 dias para receber a nova via.

Ficou com alguma dúvida? Acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral para maiores informações.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.