Como tirar o primeiro CPF pela internet

Depois de permitir aos cidadãos brasileiros a emissão da segunda via do CPF pela internet, agora mais uma novidade. A Receita Federal também disponibiliza a a possibilidade de tirar o primeiro CPF pela internet.

Mesmo com a opção de emitir o documento de maneira eletrônica, vale dizer que os meios tradicionais ainda estão disponíveis. Basta comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil ou dos Correios com documento de identidade para solicitar a inscrição no CPF.

A inscrição feita através destes meios tem o custo em torno de R$7,00 (sete reais), que deve ser pago em espécie, no ato da entrega do formulário. Já aqueles que optarem por fazer o CPF pela internet, não pagam nada pelo serviço.

Como tirar o primeiro CPF pela internet
Há alguns anos, a Receita Federal deixou de mandar o tradicional cartão com o número de inscrição no CPF para a residência do contribuinte.

Caso não tenha o título de eleitor, não será possível tirar o CPF pela internet. É necessário comparecer pessoalmente nos escritórios de atendimento da Receita Federal. Verifique antes a possibilidade de agendamento de horário.

O que fazer para tirar o primeiro CPF pela internet


Para tirar o primeiro CPF pela internet basta acessar o site da Receita Federal neste link. O interessado deverá preencher um formulário com os dados pessoais e o endereço residencial. Vale informar que o número de título de eleitor é obrigatório, uma vez que, sem ele, não há como emitir o documento.

Após enviar os dados, o número de inscrição no CPF será gerado automaticamente. Basta imprimir e guardar a numeração com segurança. A Receita Federal não envia mais o cartão de inscrição para o endereço do contribuinte como no passado.

Caso haja alguma incoerência no cadastro, o interessado será convidado a comparecer a uma unidade de atendimento da Receita Federal. Leve todos os documentos necessários para comprovar as informações passadas.

Assim sendo, caso ainda tenha alguma dúvida sobre como tirar o primeiro CPF pela internet, acesse o site da Receita Federal em www.receita.fazenda.gov.br.

1 comentário em “Como tirar o primeiro CPF pela internet”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.