Como tirar o título de eleitor pela primeira vez

Precisa tirar o Título de Eleitor pela primeira vez? Nesta postagem mostraremos o passo a passo para você emitir o seu documento. De posse do título, poderá votar nas eleições.

O Título de Eleitor é um documento imprescindível não somente para votar nas eleições para Presidente, Governador, Deputados, Prefeitos, Senadores, etc. Ele também é necessário para que você obtenha por exemplo, o Passaporte Brasileiro.

Pessoas que não tem o Título de Eleitor ou então não estão em dia com suas obrigações eleitorais, além de não poder tirar Passaporte, também ficam impedidas de:

  • Assumir cargos públicos, sejam eles Federais ou Estaduais;
  • Estudar em Universidades Públicas, sejam Federais ou Estaduais;
  • Realizar inscrições em concursos públicos;
  • Obter empréstimos em bancos oficiais;
  • Participar de concorrência pública ou administrativa.

São isentos da obrigatoriedade de votar, pessoas com idade entre 16 e 17 anos e também maiores de 70 anos. Além dos analfabetos e portadores de deficiência física ou mental que estejam impossibilitados de cumprir as obrigações eleitorais.

O que fazer para tirar o Título de Eleitor pela primeira vez?


Tirar o título de eleitor pela primeira vez

Para tirar o Título de Eleitor pela primeira vez, o cidadão brasileiro pode fazer uma espécie de “Pré-Atendimento” através do Título NET. O futuro eleitor faz o seu cadastro. Depois é necessário agendar o atendimento para apresentar os documentos no cartório eleitoral. Não é possível imprimir o Título de Eleitor pela internet.

Se preferir, basta comparecer ao cartório eleitoral da sua cidade com documento de identidade, CPF e comprovante de residência atualizado para tirar o Título de Eleitor pela primeira vez.

Depois que seu documento for emitido, será possível utilizar o app e-Título  para ter o documento sempre no seu celular. Desta forma, o eleitor fica sem a desculpa de não ter o documento para apresentar. Com ele, é possível inclusive emitir a Certidão de Quitação Eleitoral, que comprova que você está em dia com todas as suas obrigações.

1 comentário em “Como tirar o título de eleitor pela primeira vez”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.