Como tirar o título de eleitor pela primeira vez

Precisa tirar o Título de Eleitor pela primeira vez? Nesta postagem mostraremos o passo a passo para você emitir o seu documento. De posse do título, poderá votar nas eleições.



O Título de Eleitor é um documento imprescindível não somente para votar nas eleições para Presidente, Governador, Deputados, Prefeitos, Senadores, etc. Ele também é necessário para que você obtenha por exemplo, o Passaporte Brasileiro.

Pessoas que não tem o Título de Eleitor ou então não estão em dia com suas obrigações eleitorais, além de não poder tirar Passaporte, também ficam impedidas de:

  • Assumir cargos públicos, sejam eles Federais ou Estaduais;
  • Estudar em Universidades Públicas, sejam Federais ou Estaduais;
  • Realizar inscrições em concursos públicos;
  • Obter empréstimos em bancos oficiais;
  • Participar de concorrência pública ou administrativa.

São isentos da obrigatoriedade de votar, pessoas com idade entre 16 e 17 anos e também maiores de 70 anos. Além dos analfabetos e portadores de deficiência física ou mental que estejam impossibilitados de cumprir as obrigações eleitorais.


O que fazer para tirar o Título de Eleitor pela primeira vez?

Tirar o título de eleitor pela primeira vez

Para tirar o Título de Eleitor pela primeira vez, o cidadão brasileiro pode fazer uma espécie de “Pré-Atendimento” através do Título NET. O futuro eleitor faz o seu cadastro. Depois é necessário agendar o atendimento para apresentar os documentos no cartório eleitoral. Não é possível imprimir o Título de Eleitor pela internet.

Se preferir, basta comparecer ao cartório eleitoral da sua cidade com documento de identidade, CPF e comprovante de residência atualizado para tirar o Título de Eleitor pela primeira vez.

Depois que seu documento for emitido, será possível utilizar o app e-Título  para ter o documento sempre no seu celular. Desta forma, o eleitor fica sem a desculpa de não ter o documento para apresentar. Com ele, é possível inclusive emitir a Certidão de Quitação Eleitoral, que comprova que você está em dia com todas as suas obrigações.

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.