Como tirar certidão de quitação eleitoral pela internet

Precisa tirar certidão de quitação eleitoral pela internet? Neste post, iremos mostrar qual o procedimento que precisa fazer para obter o documento. Ele é emitida de maneira gratuita pela internet. Mas também pode ser solicitada em qualquer cartório eleitoral do Brasil.



O documento só poderá ser emitido caso o eleitor esteja em dia com todas as obrigações eleitorais. Se estiver com alguma pendência, será necessário regularizá-la antes de solicitar o documento.

Como tirar certidão de quitação eleitoral pela internet

O procedimento que iremos mostrar aqui é utilizando o site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mas o eleitor também pode emiti-la através do aplicativo e-Título, que está disponível para todos os brasileiros nas plataformas Android e iOS.

Emitindo a certidão de quitação eleitoral pela internet através do site do TSE:

1 – Acesse o site do TSE.
2 – Preencha todos os campos solicitados (nome do eleitor, número do título – veja como descobrir o número do título de eleitor, data de nascimento, nome da mãe, nome do pai. Clique em “não sou um robô” e por fim em “Emitir”.


Tirar certidão de quitação eleitoral pela internet

Tirar certidão de quitação eleitoral pela internet

3 – Logo em seguida será emitido o documento. Basta imprimir e apresentar onde for necessário.

Emitindo a certidão de quitação eleitoral pela internet através do aplicativo e-Título:

Caso não tenha instalado o aplicativo instalado em seu smartphone ou tablet, deverá fazer o download na sua respectiva loja. Versão para Android – Versão para iOS.

Após realizar a instalação e informar os seus dados, basta clicar na opção “Certidão Quitação” e pronto. Se estiver regular na Justiça Eleitoral, basta salvar o documento no seu celular ou então compartilhar através de email ou imprimir.

Tirar certidão de quitação eleitoral pela internet

Tirar a certidão de quitação eleitoral pessoalmente:

Basta comparecer a qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento, apresentar o título de eleitor junto com um documento de identidade oficial e solicitar o documento, que é emitido na hora.

Para que serve a certidão de quitação eleitoral?

Este é um documento que deve ser apresentado toda vez que uma comprovação sobre a sua situação eleitoral for solicitada. Por exemplo, ao tirar passaporte, fazer matrículas em universidades públicas ou assumir cargos públicos.

Sendo assim, é muito importante ter sempre a sua vida eleitoral em dia. Caso não regularize sua situação, ficará impedido de:

  • Fazer inscrição em Concursos Públicos;
  • Receber vencimentos oriundos de serviços públicos;
  • Participar de concorrência pública ou administrativa da União;
  • Obter empréstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, Caixa Econômica;
  • Tirar passaporte ou carteira de identidade;
  • Renovar matrículas em instituições públicas;

-> Veja como regularizar o Título de Eleitor.

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.