A diabetes é uma doença perigosa que a cada dia atinge mais pessoas no mundo. Apesar de periogsa, quando controlada com medicamentos é possível ter uma vida absolutamente normal. A disciplina é um dos maiores aliados daqueles que possuem a doença. Ficar de olho nos primeiros sintomas da diabetes pode salvar vidas.



Quais os sintomas da diabetes?

Os principais sintomas da diabetes são: sede excessiva, vontade de urinar acima do normal (principalmente durante a noite), perda de peso sem explicação (quando se sente mais fome e come-se mais que o habitual), fome excessiva, visão embaçada, infecções repetidas na pele ou mucosas, machucados que demoram a cicatrizar, fadiga, dores nas pernas por conta da má circulação.

Mesmo assim, quando o paciente é portador da diabetes tipo 2, não há qualquer manifestação de sintomas. A pessoa pode levar anos até descobrir que tem a doença.

Quais os sintomas da diabetes


Quais os tipos de diabetes?

A diabetes do tipo 1 é uma doença auto-imune causada pela destruição das células produtoras de insulina. Neste caso, o pâncreas não produz insulina e é necessário tomar doses diárias de insulina para reposição. Geralmente, portadores de diabetes do tipo 1, já nascem com a doença.

Já na diabetes do tipo 2, o fator hereditário é bem mais alto que na diabetes do tipo 1. Geralmente é causada pela obesidade e pelo sedentarismo. A incidência é maior depois dos 40 anos. Em alguns casos da diabetes tipo 2, é possível controlar a doença com controle na alimentação e exercício físico.

Leia também: Quais os principais sintomas da dengue

 Como fazer o tratamento da diabetes?

O tratamento da diabetes deve ser feito com acompanhamento médico contínuo. Além disso é necessário exercício físico e uma dieta balanceada e controlada.

Por ser um doença silenciosa, muita gente só nota os sintomas quando ela está em estágio avançado. Sempre que possível, faça o teste para saber o índice glicêmico do seu sangue. Sua saúde agradece.

Para mais informações sobre a diabetes acesse www.diabetes.org.br.

1 COMENTÁRIO

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.