Sintomas da menopausa e tratamento

Você conhece os principais sintomas da menopausa? É muito importante que a mulher conheça o seu corpo e saiba a hora de procurar uma orientação médica.

Mas pra falar a verdade, menopausa é uma palavra que faz com que muitas mulheres tenham medo. Basta apenas ouvi-la. Só que esta é uma fase muito natural. É o fim do período fértil da mulher.

Algumas mulheres passam por este período sem maiores sintomas. Já outras, sofrem demais com as mudanças do organismo.

É bom salientar que em todos os casos, deve-se sempre ter orientação médica. Algumas mulheres precisam optar por reposição hormonal. Por volta dos 35 anos, o corpo feminino já começa a sofrer alterações.


A menstruação pode ter menos dias, mas o fluxo sanguíneo pode aumentar. Em outros casos, a mulher pode ficar até dois meses sem menstruar.

sintomas-da-menopausa
Manter a hidratação constante é fundamental para aliviar os sintomas da menopausa.

Quais os principais sintomas da menopausa?

Os principais sintomas da menopausa que pode atingir as mulheres são os seguintes:

  • Ondas de calor forte; (O que fazer para amenizar os efeitos do calor)
  • Menstruação irregular quando está próximo do fim do período fértil;
  • Mudanças bruscas de humor;
  • Ansiedade;
  • Secura vaginal;
  • Unhas enfraquecidas;
  • Cabelos mais ressecados;
  • Pele mais ressecada;
  • Tonturas e palpitações.

Lembramos que os sintomas também podem indicar qualquer outro problema de saúde, mesmo que a mulher já esteja dentro da “idade da menopausa”. É importante consultar o seu médico. Ele irá solicitar os exames necessários e promover o melhor tratamento.

Como amenizar os principais sintomas da menopausa

Mulheres que fazem tratamento através do SUS, geralmente aguardam um bom tempo pela sua consulta. Enquanto não chega o dia da visita, deixamos algumas dicas que podem ajudar a amenizar os sintomas da menopausa, até receber o tratamento adequado.

  • Hidrate-se o tempo todo: Manter a hidratação do corpo é fundamental para que ele funcione bem. Beba água mesmo sem ter vontade. Se você é daquelas pessoas que até esquece, programe o timer do celular para te lembrar sempre de ingerir algum líquido;
  • Faça exercícios físicos: Procure encontrar uma atividade que você goste de fazer. Pode ser uma caminhada, ginástica, natação, pilates, não importa. O importante é se exercitar;
  • Evite bebidas alcoólicas em grandes quantidades: Ninguém está falando para você parar definitivamente com seu vinho, cerveja ou vodca. Apenas não exagere nas quantidades. E quando beber, beba água ao mesmo tempo para manter seu corpo hidratado;
  • Faça refeições mais leves e tenha uma alimentação balanceada: Procure evitar alimentos que você sabe que te fazem mal. O ideal é procurar um nutricionista para que ele elabore um programa alimentar de acordo com as suas necessidades, focando nos nutrientes que você mais precisa.

Como podem ver, são dicas realmente simples. Mas elas podem fazer toda a diferença na hora de combater os maiores sintomas da menopausa. Se possível, anote todas as suas dúvidas para conversar com seu médico no dia da consulta.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.