Como superar o fim de um relacionamento

Superar o fim de um relacionamento longo não é fácil. Seja você homem ou mulher, só existe uma única certeza: A de que será necessária muita força de vontade e perseverança para seguir em frente e “tocar a vida”.

É importante não ter vergonha de pedir ajuda. Se notar que as coisas estão mais complicadas do que você imaginava, não hesite em procurar médicos ou terapias que possam lhe ajudar. A depressão é uma doença séria, que passa longe de ser frescura e que atinge muitas pessoas principalmente na fase de término de relacionamento.

Neste post, separamos algumas dicas para lhe ajudar durante esta fase. Elas já ajudaram várias pessoas e também podem ser bem úteis para alguém que conheça.

O que fazer para superar o fim de um relacionamento longo:

Como superar o fim de um relacionamento

O importante é entender o seu tempo. Alguns conseguem superar o fim de um relacionamento com mais rapidez, outros tendem a precisar de mais tempo. Entenda o que seu corpo e sua mente dizem, acima de tudo.

-> Veja os principais sintomas da depressão.

1 – Mantenha-se o mais ocupado possível

É muito importante manter a cabeça sempre ocupada. Procure realizar atividades ao ar livre, leia um livro, tente se dedicar ao máximo no trabalho, arrume sua casa, organize coleções que estão precisando ser organizadas, organize sua agenda de contatos. Procure fazer o que gosta e o que te dá prazer.

2 – Faça uma atividade física

Além de fazer um bem enorme para a saúde, você pode conhecer novas pessoas na academia e fazer novas amizades. Não gosta de academia? Tudo bem. Procure caminhar (ou correr) pelo seu bairro, por um parque próximo a sua casa ou trabalho, use academias que são ao ar livre ou nas praias.

3 – Aprenda um novo idioma


Aprender um novo idioma requer prática. Use seu tempo livre para aprender uma nova língua. Através da internet é possível encontrar vários cursos online totalmente gratuitos.

4 – Aprenda a cozinhar

Cozinhar é uma terapia. O que não faltam são receitas e programas de culinária no YouTube que ensinam muita coisa, desde fritar um ovo até preparar um jantar sofisticado.

5 – Evite frequentar os mesmos lugares que frequentava com o outro(a)

Em alguns casos pode ser difícil, mas pelo menos em alguns dias (ou meses) após o término do relacionamento procure evitar frequentar os mesmos lugares ou lugares que vocês costumavam frequentar juntos.

Como superar o fim de um relacionamento

6 – Programe momentos só com os amigos(as)

Saia mais com seus amigos ou convide para uma pequena reunião na sua casa. A melhor coisa nessas horas é estar rodeado de pessoas que a gente gosta.

-> Como combater a insônia. Dicas que podem te ajudar a voltar a ter uma noite decente de sono.

7 – Programe uma viagem, seja curta ou longa, de acordo com sua disponibilidade

Sair da cidade, mesmo que seja por apenas alguns dias, ajuda a renovar a mente e a relaxar. Programa uma pequena viagem de acordo com sua disponibilidade. Pode ser um final de semana, uma semana. O importante é viajar. Chame alguém para acompanhá-lo ou se gostar, viaje sozinho mesmo.

São dicas muito simples, mas muito eficientes para quem quer passar por uma fase complicada e difícil. Se mesmo assim, ainda encontrar dificuldades para superar o fim de um relacionamento, não hesite em procurar ajuda profissional. Não é vergonha para ninguém tratar da saúde mental.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.