Veja como tirar a sua Carteira de Trabalho e Previdência Social

Precisa tirar carteira de trabalho? Saiba que este é um documento necessário para registrar a sua vida profissional e garantir os seus direitos trabalhistas como aposentadoria, FGTS, dentre outros.

É na carteira de trabalho que são assinalados os contratos de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), assim como mudanças de salários e cargos. É uma maneira oficial de comprovar toda a sua experiência profissional.

Como tirar carteira de trabalho e quais os documentos necessários?

Como tirar carteira de trabalho

Quem pode tirar carteira de trabalho?

Qualquer cidadão brasileiro acima de 14 anos de idade pode emitir o documento. O brasileiros com idade entre 14 e 16 anos só podem ser contratados na condição de aprendiz, com condições diferenciadas.

Estrangeiros também podem tirar carteira de trabalho, desde que estejam em situação legal no país e possuam a documentação necessária.

Qual os documentos necessários para tirar carteira de trabalho?


Para tirar a primeira via da carteira de trabalho, o cidadão deve apresentar o seguinte:

  • Comprovante de residência atualizado, emitido há menos de três meses. (Veja o que serve como comprovante de residência)
  • Documento de identidade oficial – RG ou CNH;
  • CPF
  • Comprovante de estado civil (Certidão de Nascimento para solteiros, certidão de casamentos para casados ou com averbação para separados, divorciados ou viúvos).
  • Em postos não informatizados, será necessário apresentar uma foto 3×4 atual, com fundo branco para identificação.

O custo para emissão da carteira de trabalho é gratuita.

Onde devo comparecer para tirar a carteira de trabalho?

O local pode variar de município para município. O documento é emitido em postos conveniados com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O interessado pode buscar um dos seguintes locais:

É necessário fazer agendamento?

Em capitais e regiões metropolitanas os postos de atendimento podem exigir agendamento por conta do alto fluxo de solicitações. Em municípios menores ou em postos do Poupatempo, o atendimento é imediato.

Como tirar a segunda via da carteira de trabalho

Leia as instruções para tirar a segunda via da carteira de trabalho. Ela pode ser necessária em caso de roubo ou perda e também para continuidade, ou seja, quando os campos para preenchimento de informações finalizam.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.