Como tirar segunda via da Certidão de Nascimento

Precisa tirar segunda via da Certidão de Nascimento? Neste post tiramos as suas dúvidas de como conseguir uma nova via do documento.



Não são poucos os casos em que para resolver um problema, há a necessidade de se usar uma certidão de nascimento atualizada, emitida há no máximo seis meses. Se você desejar tirar cidadania portuguesa ou realizar um casamento, por exemplo, terá que solicitar um documento atual.

Mas então como tirar segunda via da certidão de nascimento?

segunda-via-certidao-de-nascimento

Se você ainda mora próximo ao cartório em que for registrado, basta se dirigir até este cartório onde o registro foi feito, com os dados da certidão que você pretende solicitar segunda via. Geralmente o documento fica pronto no mesmo dia, mas tudo dependerá da disponibilidade. Em alguns casos, quando houver necessidade de buscas, este prazo pode se estender um pouco mais.


Caso esteja longe do cartório onde foi feito o registro, o interessado em tirar segunda via da certidão de nascimento pode contar com a ajuda da internet. Tente uma das seguintes maneiras:

– Procure pelo telefone de contato ou site oficial do cartório onde foi feito o registro do nascimento. Entre em contato por telefone ou por email que o cartório irá lhe orientar em como lhe enviar a segunda via do documento.

– Atualmente, o Cartório 24 Horas possui todos os cartórios do Brasil registrados. Você pode solicitar o seu documento pela internet. Acesse www.cartorio24horas.com.br e solicite o seu documento caso esteja disponível.

– Consultar os serviços do Cartório Postal. Eles oferecem também um serviço de busca de certidões, um serviço muito útil para quem não sabe os dados (como cartório registrado, número do livro, folha, etc) para solicitar o documento. Para maiores informações acesse o www.cartoriopostal.com.br.

Qual o preço para tirar segunda via da certidão de nascimento?

O valor vai variar entre os cartórios e as cidades e se o solicitante deseja reconhecimento de firma ou não. Consulte o cartório para saber mais informações.

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.