O que fazer para acabar com a dívida do cartão de crédito

Acabar com a dívida do cartão de crédito é o desejo de muitos brasileiros atualmente.



A crise que atingiu o país afetou empresas. A consequência disso foi que os empregos diminuíram e já há alguns meses, o número de demissões é muito maior do que o de contratações. É a receita perfeita para aumentar a inadimplência.

Por mais difícil que seja, chega uma hora em que precisamos tomar algumas atitudes antes que algo mais grave aconteça. Se você está com dívidas altas nos cartões de crédito, a primeira coisa a fazer é se desfazer de todos os cartões.

Neste post, separamos algumas dicas que nos ajudaram e podem também ajudar outras pessoas a resolver este problema. Mesmo que seja aos poucos, conseguir quitar a nossa dívida traz um alívio enorme.


O que fazer para acabar com a dívida do cartão de crédito

Como acabar com a dívida do cartão de crédito

O que mencionamos neste post são dicas bem simples. Qualquer pessoa pode seguir e tentar resolver o problema. Por aqui, foi o que fizemos e podemos garantir que não existe coisa mais gratificante do que ver o nome saindo dos serviços de proteção ao crédito e poder dormir com a cabeça tranquila.

Se desfaça de todos os cartões de crédito que possui

Não importa se você tem apenas um ou três. O primeiro passo é se desfazer de todos os cartões. Quebre, jogue fora. Não importa. Se você quer acabar com a dívida do cartão de crédito, não poderá mais usar os cartões.

Cancele os cartões

Se você tem medo de cair em tentação e gastar mais do que pode, entre em contato com a sua administradora e solicite o cancelamento do seu cartão de crédito. Com o cartão cancelado, você não conseguirá fazer mais compras.

Anote todas as suas dívidas em um papel

Você também pode usar uma planilha se preferir, não importa. Use o que for mais eficiente para você. Coloque todas as suas dívidas listadas em um papel e calcule o valor total.

Em uma outra folha, anote toda a renda que você tem, ou seja, todo o dinheiro que você ganha. Anote também a renda das outras pessoas da família, caso elas também contribuam para pagar as contas.

Em uma terceira folha ou planilha, anote todas as despesas que sua família já tem como contas de luz, gás, água, telefone, despesas com alimentação e outras.

Faça os cálculos

Depois de ver o quanto você tem de renda, o que você ganha e o quanto já tem em despesas fixas, sobrou alguma coisa? Se sim, você deve usar este valor para começar a quitar as suas dívidas.

Entre em contato com os seus credores

Procure os seus credores e tente negociar todos os valores que deve. Faça a sua proposta e informe o quanto pode pagar por mês. Se a empresa aceitar este valor, ótimo. Inclua esta parcela nas suas despesas mensais e não se esqueça de pagar nenhuma parcela! Se o seu nome acabou indo parar nos Serviços de Proteção ao Crédito, ao pagar a primeira parcela do seu acordo, o nome já é excluído dos cadastros.

Mas, é importante manter o acordo sempre em dia, uma vez que você atrase algum valor, além de perder o acordo, o seu nome volta a ficar com restrições.

Mas eu não tenho nenhum valor sobrando agora para começar a pagar a dívida!

Se você está com mais despesas do que ganhos, é essencial cortar alguns gastos. Fique apenas com as despesas essenciais para a sua família.

Se possível, procure alguma alternativa de renda extra. Você pode vender salgados, quentinhas, espetinhos ou então  se tornar até uma manicure. Não importa. Encontre uma atividade que possa gerar uma renda extra e vá em frente.

Vale a pena parcelar a fatura do cartão de crédito?

Você só deve parcelar a fatura do cartão de crédito caso não tenha mais nenhuma parcela pendente. É importante também que o cartão não seja usado para que a dívida não fique mais alta.

A grande sacada para acabar com a dívida do cartão de crédito é não utilizá-lo mais. Parece simples e é. Você precisa ter a consciência de que aquilo está atrapalhando a sua vida.

Nenhuma resposta para “O que fazer para acabar com a dívida do cartão de crédito”

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.