Como economizar nas compras de Natal

O Natal está aí e mesmo quem deixou tudo para a última hora ainda pode economizar se tiver um pouco de paciência. Mesmo com pouco tempo até o grande dia, tudo que precisamos é planejamento. Neste post passaremos algumas dicas que são muito simples para economizar nas compras de Natal e evitar que você sofra com o estresse comum nessa época do ano.

Como economizar nas compras de natal
Paciência é um requisito master para economizar nas compras de natal

Dicas para economizar nas compras de natal

Defina o orçamento

Esta é a fase mais importante do planejamento. Você precisa saber o quanto pode gastar. Lembre-se que não queremos fazer dívidas então se você só pode gastar R$100, não vai querer gastar R$150 para pagar em Janeiro. Além da dívida, o primeiro mês do ano é recheado de contas extras para pagar como IPTU, IPVA (se tiver carro), material escolhar (para quem tem filhos), taxa de incêndio e outros impostos. Não use seu cartão de crédito se não tiver como pagar a fatura por completo no mês seguinte.

Defina onde precisa gastar o seu orçamento

Vai comprar presentes? Como será a ceia? Precisará preparar algum prato? Leve tudo em conta e divida o seu orçamento total em todas estas “subdivisões”. Se o seu orçamento está apertado e não terá como presentear todo mundo, não se preocupe! Isso acontece com todo mundo e não há vergonha nenhuma em não dar presentes até para o filho do porteiro. Seu bolso é mais importante que tudo!  Ao invés de gastar, separe um tempo na véspera de Natal para entrar em contato com estas pessoas queridas e enviar uma mensagem. Pode ser via telefone, email, Facebook, Twitter, como você achar melhor. Muitas vezes, uma simples mensagem de carinho e demonstrar o quanto aquela pessoa é importante para você, vale mais do que qualquer presente.


Leia também: Como economizar na compra de Material Escolar

Pesquise preços

Esta é regra é a mais básica de todas e a grande chave da economia. Se possível não deixe nada para a última hora! Aproveite todo o tempo dedicado para as compras (tanto da ceia, quanto dos presentes) para fazer uma pequena pesquisa. A diferença pode ser enorme! Até o ano passado, quando cuidava da ceia de natal da casa, chegava a fazer compras em até três supermercados diferentes. Foi ótimo pois conseguimos economizar bastante e valeu muito a pena. Cansativo sim, mas compensador.

Fique de olho em encartes e anúncios da TV

As lojas e supermercados adoram publicar anúncios em jornais, revistas e televisão informando as promoções do dia ou da semana. Aproveite para acompanhá-los e também não deixe de olhar na internet. Tem MUITA promoção boa todos os dias. Basta paciência para procurar.

No mais, lembre-se do que falamos no início deste post: nada de extrapolar nos gastos e assumir dívidas. Janeiro vem logo em seguida e ninguém quer começar o ano novo com dor de cabeça por conta de problemas financeiros! Feliz Natal!

2 comentários em “Como economizar nas compras de Natal”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.