Como justificar o voto

Não vai poder comparecer a sua zona eleitoral para votar no dia da eleição? Veja aqui como justificar o voto e assim ficar em situação regular para não perder direitos básicos e correr o risco de pagar multa no futuro.



O que é necessário fazer para justificar o voto

Como justificar o voto

No dia das eleições é muito simples. Caso você esteja fora do seu domicílio eleitoral, basta comparecer a qualquer zona eleitoral e solicitar o formulário de justificativa. O eleitor preenche e assim justifica o voto na hora.

Quem preferir, pode imprimir o formulário com antecedência e já levar preenchido na zona eleitoral. O presidente da mesa informa o número do seu título de eleitor e fornece um código comprovando a justificativa. É necessário estar ao menos com o número do título de eleitor e um documento de identidade oficial para justificar.


Perdi o dia da votação, como posso fazer para justificar o voto?

Caso o eleitor não compareça a uma zona eleitoral tem até 60 dias para fazer a justificativa em qualquer cartório eleitoral. É necessário fazer uma justificativa para cada turno.

Consequências de não se justificar o voto:

Aqueles eleitores que não justificarem o voto estão sujeitos aos seguintes problemas:

  • O título de eleitor pode ser cancelado após três eleições sem justificativa e será necessária a emissão de um novo documento.
  • Não pode tirar passaporte ou documento de identidade.
  • Não poderá assumir cargos públicos, receber salários, remunerações ou proventos e também não poderá exercer cargos governamentais.
  • Não pode participar de concursos públicos.
  • Não pode fazer matrículas em instituições (Universidades) públicas federais e estaduais.

Sendo assim, é muito importante manter todas as suas obrigações eleitorais em dia. É chato, mas um mal necessário.

Caso você tenha dúvidas ou precise descobrir o número do seu título de eleitor, basta acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral.

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.