Como saber onde votar

Toda vez que chega a época de eleições, sempre aparece a mesma dúvida, tanto para quem já vota, quanto para quem vai votar pela primeira vez. Trata-se da dúvida de como saber onde votar.

Em alguns casos, o local de votação pode sim mudar de uma eleição para outra. Escolas fecham, bancos fecham e até o TSE geralmente faz remanejamento de eleitores. Por isso, antes de se locomover até uma seção eleitoral, é bom verificar se o seu local não foi alterado.

No passado, os eleitores eram obrigados a comprar jornais para consultar os locais de votação. Hoje, com a ajuda da internet, você consegue esta informação em pouquíssimos minutos.

Veja como saber onde votar pela internet

O processo é muito simples. Acesse a página do Tribunal Superior Eleitoral. Nela, você encontrará duas opções para fazer a busca pelo seu local de votação. A consulta pode ser por nome ou então pelo número do título de eleitor.

Como saber onde votar

Para fazer a consultar nome, informe o nome completo do eleitor, a data de nascimento e também o nome da mãe. Esta também é uma forma de fazer a consulta para saber o número do título de eleitor para quem precisa desta informação.


Já na consulta por título, é necessário informar o número do título de eleitor, a data de nascimento e também o nome da mãe.

Após a consulta, você terá as seguintes informações:

Como saber onde votar

Lembre-se que caso não possa comparecer ao seu local de votação no dia das eleições, deverá justificar o voto. Esta justificativa pode ser feita em qualquer zona eleitoral no dia das eleições. Caso não possa ir até uma zona eleitoral na data, deverá procurar posteriormente o Cartório do TRE referente a sua Zona Eleitoral.

Quem não fica em dia com as obrigações eleitorais perde uma série de direitos como tirar passaporte, assumir cargos provenientes de concursos públicos, se matricular em universidades públicas, dentre outros.

Leia também: Como regularizar o título de eleitor.

1 comentário em “Como saber onde votar”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.