Como pedir um empréstimo

A cada dia que passa está cada vez mais fácil pedir um empréstimo. Seja em bancos ou financeiras, a oferta está muito grande. Quando o empréstimo é usado com responsabilidade, ele pode ajudar a sair daquele momento de dificuldade ou então de realização de um sonho. Antes de fazer o pedido, o interessado deve analisar se precisa mesmo daquele dinheiro e se o valor de cada parcela não irá comprometer o orçamento. Afinal, de nada adianta aliviar um lado e se tornar inadimplente nos meses seguintes.



Você sabe o que precisa fazer antes de pedir um empréstimo?

Antes de mais nada, como citamos anteriormente, é necessário fazer uma pesquisa e um planejamento. A pesquisa vale para a escolha da instituição financeira onde irá solicitar o dinheiro. Nem sempre o banco com o qual você tem conta (apesar de oferecer mais vantagens e facilidades), oferece a melhor taxa de juros na hora de pagar as parcelas. Sendo assim, vá a vários bancos e financeiras, explique a sua situação (o quanto quer pedir, em quanto tempo pretende pagar, se é um empréstimo consignado ou convencional) e vá anotando todas as taxas e informações passadas pelos funcionários.

Depois de analisar os valores, veja o quanto cada parcela irá comprometer do seu orçamento. O ideal é que este valor não ultrapasse 30% da renda mensal da família. Não esqueça de somar também outras despesas que você venha a ter como contas de luz, gás, água, prestações de móveis, eletrodomésticos, carro, etc.

Como pedir um empréstimo

Antes de sair pedindo dinheiro emprestado, faça um planejamento.


O que você precisa fazer para solicitar o empréstimo

O interessado em pedir um empréstimo deve comparecer a instituição que ofereceu as melhores condições e apresentar documentos como identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda e referências. A análise de crédito geralmente é feita na hora e você obtém a resposta se este foi aprovado ou não. Se solicitar o empréstimo em um banco onde você já possui um valor pré-aprovado, é possível fazer a solicitação diretamente nos caixas eletrônicos ou então através da internet. Consulte com seu banco as opções disponíveis para este caso.

Posso solicitar empréstimo, mesmo se estiver com nome sujo?

Nenhuma empresa séria oferece empréstimos sem consulta ao SPC e Serasa. As únicas exceções são para empréstimos consignados, que geralmente podem ser solicitados por pensionistas, aposentados e funcionários públicos. Neste caso a parcela do empréstimo já é descontada diretamente na folha de pagamento do solicitante.

A dica que fica é: Desconfie sempre de empresas que oferecem empréstimos para pessoas que estão com nome sujo e com juros muito baixos. Jamais pague qualquer valor para solicitar o empréstimo. Empresas sérias não cobram qualquer adiantamento para liberar o seu empréstimos. Em caso de dúvidas sobre a empresa, consulte o Banco Central.

Uma Resposta para “Como pedir um empréstimo”
  1. Roseane ferraz 03/08/2015

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.