.

Diversos

Como fazer prova de vida do INSS

Quem precisa fazer prova de vida do INSS? Como fazer? Quais documentos levar?

Estas são algumas perguntas que quem recebe aposentadorias ou pensões sempre se faz quando o assunto “prova de vida” aparece na TV. Mas calma, estamos aqui para tirar todas as suas dúvidas.

A prova de vida nada mais é do que comprovar que o beneficiário ou pensionista está vivo. Este é um procedimento necessário para que o benefício não deixe de ser pago todos os meses. Também é conhecido como “renovação de senha”.

O Governo encontrou assim uma forma de eliminar aqueles beneficiários “fantasmas” ou seja, mesmo depois de mortos, alguns (vai saber como) continuavam a receber os benefícios. Com isso, se conseguiu reduzir as fraudes e pagamentos que eram feitos de maneira indevida.

Quem precisa fazer prova de vida do INSS?

Como fazer prova de vida do INSS

Todos aqueles que recebem aposentadoria ou pensões através do INSS.

O que é necessário para fazer a prova de vida do INSS?

O segurado deve comparecer pessoalmente a uma agência do banco onde recebe o benefício, durante o mês de aniversário. Aqueles que têm dificuldade de locomoção e não podem ir até uma agência, podem realizar a prova de vida através de procuração.

A procuração também se encaixa para quem estiver fora do país ou ainda está com alguma doença contagiosa ou que o impeça de sair de casa. Porém em todos os casos, deve-se cadastrar a procuração no INSS. Para isso, deve-se agendar um atendimento na agência do INSS da sua cidade.

Segurados acima de 80 anos podem solicitar que um funcionário do INSS compareça na sua residência, casa de repouso ou até hospital. Neste caso, é necessário realizar um agendamento através do telefone 135 ou no site Meu INSS. Também é possível acessar o Meu INSS através de aplicativo disponível para Android e iPhone.

Quais os documentos necessários para realizar o procedimento?

Basta apresentar um documento de identidade oficial com foto. Pode ser a carteira de identidade, carteira de trabalho ou ainda a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Quando realizar a prova de vida?

Geralmente ela deve ser realizada até o último dia do mês do aniversário do beneficiário. Em alguns casos, os bancos já começam a convocar os beneficiários no mês anterior ao do aniversário.

Veja também: Como aumentar a renda da família.

O que vai acontecer se eu não fizer a prova de vida?

É obrigatório fazer a prova de vida do INSS anualmente, caso contrário o beneficiário tem o pagamento bloqueado. Caso não regularize a situação em até seis meses, o benefício é cessado. A única forma de voltar a receber é realizando a prova de vida.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Tags