Quer saber se tem direito ao PIS? Como fazer para receber o abono? Trazemos as respostas para todas estas dúvidas nesta postagem.

O PIS (Programa de Integração Social) é um cadastro feito pela Caixa Econômica Federal para todos os trabalhadores de carteira assinada. Também conhecido como NIS (Número de Inscrição do Trabalhador), este cadastro é feito pelo empregador assim que o cidadão é contratado com registro pela primeira vez.

Todos os trabalhadores CLT, beneficiários de programas sociais e de outras políticas públicas precisam estar inscritos no PIS para que possam receber benefícios e outros programas do Governo.

Tanto o PIS quanto o NIS podem trazer o mesmo número. Mas o PIS, é geralmente cadastrado, como informamos acima, logo que o trabalhador é contratado pela primeira vez com carteira assinada, já o NIS pode ser obtido através do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), que onde estão os dados de quem recebe benefícios do Governo Federal como o Auxílio Brasil.

Quem tem direito ao PIS?

Quem tem direito ao PIS e como sacar o benefício

Todos os anos, trabalhadores que atendem a determinados requisitos podem ser receber um abono, no valor que pode chegar até um salário mínimo. Para saber se você tem direito ao PIS, é preciso se encaixar nas seguintes condições:

  • Ter recebido, em média, até dois salários mínimos (R$2.424,00) por mês;
  • Exercer atividade remunerada por pelo menos 30 dias no ano-base do pagamento.
  • Estar inscrito no PIS-Pasepe há pelo menos cinco anos e ter os dados incluídos e atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou e-Social de acordo com a categoria da empresa.

O abono do PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado sendo pago pela Caixa Econômica Federal.

Como fazer para sacar o abono do PIS?

O calendário de pagamento segue o mês de nascimento dos trabalhadores. Portanto, o valor sempre estará disponível para saque a partir do mês de nascimento. O valor do abono é de até um salário mínimo. O valor exato dependerá da quantidade de meses trabalhados com carteira assinada no ano anterior do recebimento do benefício.

Como saber se tem direito ao PIS e quanto vai receber?

O interessado pode entrar em contato pelo telefone através do número 158 ou ainda consultar a carteira de trabalho digital, que está disponível para Android e iOS. Para fazer o login no aplicativo é necessário ter o CPF e a senha do Gov.br. Clique em Beneficios e depois em Abono Salarial. Caso esteja habilitado a receber, terá a informação nesta tela.

Para sacar, é simples. Clientes com conta corrente ou conta poupança na Caixa Econômica Federal recebem o valor diretamente nas contas, de acordo com o mês de nascimento.

Também é possível receber os valores através da poupança social digital, movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Caso ainda não seja possível receber através do Caixa Tem, é possível realizar o saque com o Cartão do Cidadão nas agências da Caixa Econômica, nos terminais eletrônicos ou ainda nas casas lotéricas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.