Diversos
Como tirar certidão de quitação eleitoral pela internet
Precisa tirar certidão de quitação eleitoral pela internet? Neste post, iremos mostrar qual o procedimento que precisa fazer para obter o documento. Ele é emitida de maneira gratuita pela internet. Mas também pode ser solicitada em qualquer cartório eleitoral do Brasil.
O documento só poderá ser emitido caso o eleitor esteja em dia com todas as obrigações eleitorais. Se estiver com alguma pendência, será necessário regularizá-la antes de solicitar o documento.
Como tirar certidão de quitação eleitoral pela internet
O procedimento que iremos mostrar aqui é utilizando o site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mas o eleitor também pode emiti-la através do aplicativo e-Título, que está disponível para todos os brasileiros nas plataformas Android e iOS.
Emitindo a certidão de quitação eleitoral pela internet através do site do TSE:
1 – Acesse o site do TSE.
2 – Preencha todos os campos solicitados (nome do eleitor, número do título – veja como descobrir o número do título de eleitor, data de nascimento, nome da mãe, nome do pai. Clique em “não sou um robô” e por fim em “Emitir”.
3 – Logo em seguida será emitido o documento. Basta imprimir e apresentar onde for necessário.
Emitindo a certidão de quitação eleitoral pela internet através do aplicativo e-Título:
Caso não tenha instalado o aplicativo instalado em seu smartphone ou tablet, deverá fazer o download na sua respectiva loja. Versão para Android – Versão para iOS.
Após realizar a instalação e informar os seus dados, basta clicar na opção “Certidão Quitação” e pronto. Se estiver regular na Justiça Eleitoral, basta salvar o documento no seu celular ou então compartilhar através de email ou imprimir.
Tirar a certidão de quitação eleitoral pessoalmente:
Basta comparecer a qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento, apresentar o título de eleitor junto com um documento de identidade oficial e solicitar o documento, que é emitido na hora.
Para que serve a certidão de quitação eleitoral?
Este é um documento que deve ser apresentado toda vez que uma comprovação sobre a sua situação eleitoral for solicitada. Por exemplo, ao tirar passaporte, fazer matrículas em universidades públicas ou assumir cargos públicos.
Sendo assim, é muito importante ter sempre a sua vida eleitoral em dia. Caso não regularize sua situação, ficará impedido de:
- Fazer inscrição em Concursos Públicos;
- Receber vencimentos oriundos de serviços públicos;
- Participar de concorrência pública ou administrativa da União;
- Obter empréstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, Caixa Econômica;
- Tirar passaporte ou carteira de identidade;
- Renovar matrículas em instituições públicas;
-> Veja como regularizar o Título de Eleitor.