Como tirar extrato do FGTS

Nesta postagem mostramos como você pode tirar o extrato do FGTS e assim acompanhar todos os depósitos e rendimentos que ocorrem na sua conta.

O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é um direito de todo trabalhador brasileiro com carteira assinada. Ele pode ser sacado quando ocorre uma demissão sem justa causa. Também pode ser utilizado por pessoas que desejam financiar a casa própria ou então que sofreram com tragédias naturais (enchentes, terremotos) ou portadoras de moléstias graves (câncer, AIDS).

Todos os meses o empregador deve depositar 8% do salário do trabalhador na sua conta do FGTS. Este depósito deve ser feito até o dia 7 de cada mês.

O que fazer para tirar o extrato do FGTS

O trabalhador precisa acompanhar todos os depósitos que são feitos na sua conta. Esta é uma forma de saber se o empregador vem cumprindo com as suas obrigações.


Empresa que não deposita o FGTS do funcionário, paga multa e deve efetuá-lo com juros e correções. O trabalhador deve ainda procurar a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) para informar.

A Caixa Econômica Federal envia a cada dois meses para a residência do trabalhador, um extrato completo, informando os depósitos e rendimentos da conta. Mas se quiser acompanhar mês a mês, você pode conferir o extrato pela internet.

Como obter o extrato do FGTS pela internet

O trabalhador pode fazer o download do aplicativo do FGTS, que está disponível para celular Android e iOS.

Também é possível tirar o extrato através do site da Caixa Econômica. Acesse este endereço. É preciso ter em mãos o número do PIS para acessar as informações. No site, é possível não só consultar informações sobre o FGTS, mas também seguro-desemprego, abono do PIS e realizar alterações cadastrais, como atualização de endereço, por exemplo.

Veja também: Como sacar o FGTS

1 comentário em “Como tirar extrato do FGTS”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.