Qual a diferença entre conta corrente e conta poupança

Você quer abrir uma conta no banco mas não sabe qual seria a mais indicada para o seu uso? No texto de hoje, vamos procurar explicar um pouco melhor qual a diferença entre conta corrente e conta poupança.

De início, já podemos afirmar que em ambas você poderá movimentar seu dinheiro realizando compras e pagamentos sem nenhum problema.

Diferença entre conta corrente e conta poupança

Diferença entre conta corrente e conta poupança

O que é uma conta poupança

A conta poupança é mais indicada para aquelas pessoas que querem poupar dinheiro. Mas nada disso impede que você utilize a conta para movimentar valores normalmente. Com a conta poupança é possível fazer compras no débito, pagar contas pelo internet banking e realizar algumas transferências.

Existe também algumas limitações como não poder realizar TED’s (apenas DOC’s) e ela também não serve como comprovante de renda mostrando movimentação bancária.

A grande vantagem da conta poupança é que ela é em grande parte isenta de mensalidades e tarifas. Até um determinado valor de rendimentos também não há necessidade de declaração de imposto de renda. Ela também é menos burocrática para a abertura. Não existe a necessidade de apresentar comprovação de renda, o que atrai principalmente pessoas que não tem como comprovar seus rendimentos. Pessoas com restrições no nome também não encontram dificuldades para abrir uma conta.

É um dos métodos mais antigos e seguros para investir o seu dinheiro. Mesmo rendendo pouco, muitos brasileiros não abrem mão da poupança. Até porque caso precise do dinheiro em uma emergência, poderá realizar o saque sem qualquer problema.


Mesmo que seu dinheiro fique parado na conta, ele continua rendendo juros mês a mês, sempre na “data de aniversário da conta.

O que é uma conta corrente

A conta corrente permite que o cliente movimente seu dinheiro das mais diversas formas. Ela pode ser uma conta para pagamento de contas, investimentos, aplicações de renda fixa, recebimento de salário, movimentações através do internet banking e muito mais.

Uma das principais diferenças entre a conta corrente e a conta poupança é que na conta corrente o dinheiro fica parado na sua conta. Na poupança, se os valores depositados ficam sem movimentação, eles rendem juros. Já na conta corrente, nada acontece. A não ser que o cliente pegue este valor e faça alguma das aplicações financeiras oferecidas pelo banco.

O cliente portador de uma conta corrente também pode contar com os serviços de cheque e limites de “cheque especial”, caso tenha o crédito aprovado no banco. Também poderá contratar empréstimos do tipo CDC (Crédito Direto ao Consumidor) e realizar o pagamento das parcelas através de débito em conta.

A abertura de conta corrente é um processo um pouco mais complexo. O cliente interessado precisa apresentar comprovantes de renda e residência, além de documento de identidade e CPF. Também não pode ter restrições no CPF.

Agora que você já conhece a diferença entre conta corrente e conta poupança, acredito que ficará mais fácil tomar uma decisão que possa atender as suas necessidades.

1 comentário em “Qual a diferença entre conta corrente e conta poupança”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.